quinta-feira, agosto 24, 2006

Sistema Solar


Vou-vos confessar uma coisa, estas coisas do sistema solar sempre me fascinaram, e como tal não podia deixar de fazer referência a esta noticia que foi referenciada também em pelo menos 2 jornais (o CM e no Expresso). Eu pessoalmente gostei mais da noticia do Expresso, esta mais completo, e para quem não percebe muito do assunto, sempre fica com umas luzes sobre o assunto. Mas vou deixar o palavreado e vou a noticia que é o que interessa, que diz, estar a decorrer uma conferência da União Astronómica Internacional que vota hoje, em Praga, o aumento de nove para 12 dos planetas da família solar. Mas esta votação está a gerar polémica porque muitos consideram estar à porta a banalização do nome planeta, porque como sabem para se ter a definição de planeta é preciso corresponder a determinados criterios, e portanto se consideram por exemplo Plutão como um planeta também vão ter que considerar Ceres, Caronte e Xena como planetas. E é ai que reside a duvida e esta a ser estudada a formação de uma nova categoria de planetas que tinha como referência Plutão, e onde iriam ser incluidos estes ultimos 3 descobertos a pouco tempo bem como todos os outros objectos que vagueiam pelo espaço, parece que aquilo la por cima anda muito movimentado... a nós so nos resta esperar para ver o que sai desta conferência, se ficamos com 8 ou 12 planetas definidos...

(para mais informações sobre a noticia é so clicarem no link acima)

8 Comments:

Blogger Brisa Intermitente said...

e ficando á espera também eu fico que nos avises quando os senhores que disso compreendem mas não se decidem, decidirem algo...ou 12 ou 8, eis a questão??

beijo

2:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Plutão, vai ser renegado.
Tsssss

Abraço

3:04 da tarde  
Blogger de Matos said...

ups... lol, foi mesmo engano, sabes é que ja andava com a cabeça na lua loll e escapou-me o dedo para o "a". Obrigado pelo aviso ;)

bjs

3:58 da tarde  
Blogger Tia Cremilde said...

eu acho que é descriminação... só porque plutão é anão agora vão destitui-lo? vão despromovê-lo? 'tá mal!!... depois uma pessoa sai-se com a cantiga do mercúrio, venus, terra, marte, jupiter, saturno, urano, neptuno e... e nada?? 'tá mal!

7:45 da tarde  
Blogger Unknown said...

Eu concordo com a tia Cremilde, isto é descriminação com os pequeninos! :-)

7:53 da tarde  
Blogger Fallen_Angel said...

owa :o)
mais planetas nao, coitados dos meninos depois em vez de acabarem em neptuno, (puke plutao vai ser "destruido") ainda tem mais 3pela frente?? ta mal tá mal :op

Beijinho

9:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estou de acordo com a medida de não acrescentarem mais planetas aos nosso sistema solar! Porque se agora se acrescentassem mais planetas, daqui a um tempo, quando se descubrissem outros do género do Plutão, teria de se reformular novamente a constituição do sistema solar. E isso é bastante chato! Passado uns séculos passariamos (nós não, os nosso descendentes, é claro!) passariam uma tarde inteira a dizer os planetas todos! Não me incomoda ficar a haver a denominação planetas clássicos e plutões. Acho bem!

11:47 da manhã  
Blogger BiChOs Do MaTo said...

Olá
Vejo que és uma pessoa muito bem informada, exclarece-me uma coisa.
Eu acho que ouvi dizer que este mês iriamos ver Marte, quase do tamanho da lua, e que hoje à noite, 27 Agosto, seria um dia ideal.
Ora passei o mês todo à janema e hoje já me dói a pescanhota e nickles, não vejo nada.
Ora qual terá sido o telejornal que deu esta falsa notícia.É que eu quase que posso jurar que ouvi isto.
Se souberes alguma coisa sobre este assunto diz.
beijocas grandes e gordas.
Quanto ao outro assunto, 6 anos é muito tempo na vida de uma pessoa, especialmente quando somos novos, tu és 10 anos mais novo que eu e sei bem o que sofremos, espero que tu tenhas muita força e que continues a lutar para pelo menos seres feliz, pois parece que o és.
Beijocas grandes e gordas
Lara

9:29 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home