sexta-feira, setembro 08, 2006

Os meus parabens

E porque neste país não acontecem só coisas más, hoje venho noticiar o grande feito de 2 senhoras Portuguesas, que com a sua investigação obtiveram a descoberta de uma enzima destruidora de um tipo de molécula nas células. O trabalho, liderado pelas investiga-doras Maria Arménia Carrondo e Cecília Arraiano, foi publicado ontem na prestigiada revista britânica ‘Nature’.
E afinal em que consiste esta descoberta, assim em termos mais simples, esta enzima consegue destruir os RNA's anormais do nosso organismo, ou seja, quando um ser humano tem excesso ou deformações do RNA, pode sofrer perturbações nas funções vitais, pelo que a descoberta desta enzima destruidora revelou-se um poderoso aliado da genética e da medicina. Com esta descoberta foi dado o pontapé de saida para a descoberta da cura do cancro, apesar de segundo elas, ainda faltarem muitos anos de investigação e experiencias.
Mas mesmo assim, srªs drªs os meus parabéns, porque pelo menos ja contribuiram com o vosso conhecimento para uma causa que vai ser muito util no futuro a nivel medico, num país que como todos sabemos não dá apoios nenhuns...

4 Comments:

Blogger Francis said...

parabens ás senhoras em questão.

1:07 da tarde  
Blogger Vimaranes said...

Pena é que a divulgação da ciência no nosso país, em particular quando falamos de investigação a nível interno, é quase nula. O trabalho da Drª Cecília Arraiano merece naturalmente os parabéns de toda a comunidade ciêntifica e nomeadamente daqueles que com ela tiveram oportunidade de trabalhar. Há-de chegar o dia em que vamos deixar de menosprezar o que bom em termos de investigação se faz em Portugal, em universidade como a do Minho, Coimbra, Lisboa ou Porto e em centros cada vez mais apetrechados. Nem só lá fora se faz boa investigação, no nosso país também. Com os recursos que temos, com os apoios que (não) temos, seria dificil fazer melhor.

6:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ahhh grandas Muheres Portuguesas!

8:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sabiam q a dra. Cecília Arraiano é minha mãe?? Obrigado ela ficou contente ao saber dos vossos comentários.
Beijos*

10:03 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home